
Os jogadores escolhem ações de um conjunto que é partilhado por todos. Há um número limitado de ações disponíveis e, quando um jogador escolhe uma, essa ação não pode ser escolhida novamente por mais ninguém.
Os jogadores têm de escolher entre várias ações disponíveis para realizar a sua jogada. Cada ação só pode ser feita uma vez por ronda e está limitada ao número de espaços disponíveis no tabuleiro. Em alguns jogos com esta mecânica, os marcadores de ação são retirados do tabuleiro no final de cada ronda. Este processo repete-se até à última ronda do jogo, onde se determina o vencedor.
Top 3 jogos para esta mecânica:

Esta mecânica serve para limitar o número de ações que um jogador pode fazer durante a fase de ação, usando os chamados Command Tokens. Estes tokens controlam os tipos de ação disponíveis (tácticas, frota e estratégia), assim como os planetas que o jogador pode usar ou atacar. Também definem quais os planetas dos adversários que podem ser conquistados.
Cria-se assim uma boa dinâmica entre combate, produção e ocupação, obrigando o jogador a planear bem como gasta os seus tokens ao longo do jogo, adaptando-se às jogadas dos outros.
É possível recuperar Command Tokens através de outras mecânicas, o que permite ter mais ações. No final de cada ronda, durante a fase de Status, os tokens voltam para os jogadores e verifica-se também se alguém ganhou o jogo.