
Os jogadores dividem os turnos em impulsos, e vão alternando um a um até que ambos digam que não querem fazer mais nada. Durante estes impulsos, um grupo de unidades é ativado (usam-se) ou agem em conjunto, e depois ficam marcadas como usadas.
Em vez de agrupar as unidades ativadas por um raio de alcance a partir de um líder, as unidades ativadas estão numa Área. As Áreas servem para dizer o que pode ser ativado num impulso. Assim, cada grupo de unidades de um jogador age uma vez através destes pequenos impulsos alternados, em vez de ser como nos jogos normais onde um jogador ativa todas as suas unidades e só depois o outro jogador ativa as suas.
No final, antes do próximo turno de impulsos, as unidades que foram usadas voltam ao normal e podem ser usadas outra vez.
Top 3 jogos para esta mecânica:

No Twilight Imperium: Fourth Edition, a mecânica Area Impulse é uma forma de descrever a ativação de áreas do tabuleiro, que representa sistemas estelares. Durante a fase de ação, o jogador ativa um sistema colocando lá um token tático, tornando-o o seu sistema ativo. Isso permite mover naves para esse sistema, iniciar combates se houver inimigos, transportar tropas para conquistar planetas e produzir unidades, caso exista uma estação espacial com capacidade de produção. É uma das mecânicas principais do jogo.